4 práticas essenciais para uma gestão de transporte eficiente

Admin 02 de Janeiro, 2017 268

Quando o assunto é a eficiência na gestão de transporte de cargas, a inovação é um item de peso na otimização dos serviços e aumento da rentabilidade das operações.

Além da instalação de um sistema especialista como o TMS (Transportation Management System), que certamente vai ajudá-lo nessa tarefa, boas práticas relacionadas à contratação e capacitação de pessoas, e auditorias contínuas para garantir a melhoria dos níveis de serviços também são fundamentais para manter o funcionamento do negócio.

Descubra a seguir, como é possível melhorar o desempenho da sua empresa e construir uma estrutura rentável, considerando as condições atuais do mercado e as melhores práticas para o negócio de transportes.

Contratação e capacitação de mão de obra
A participação dos profissionais no negócio de transporte é extremamente importante para o sucesso de toda a operação. Por mais que se tenham softwares de gestão que suportem o trabalho na retaguarda, é necessário o envolvimento de toda a cadeia – pessoas, processos e sistemas – para que o transporte seja bem executado. O não cumprimento das responsabilidades por qualquer um dos participantes pode expor os operadores logísticos e os usuários a riscos.

A contratação e capacitação adequada de pessoas, que conheçam as normas e riscos da operação, aliada à implementação de processos de qualidade apoiada por consultoria especializada, com certeza são essenciais para ajudar a construir a estrada que será posteriormente pavimentada pelo software de gestão. Gestores que conheçam metodologias de qualidade ou que desempenhem essa tarefa com o apoio de consultores especialistas em análise e melhoria dos processos, também são um diferencial quando se fala em boas práticas e eficiência do transporte.

Auditorias e inspeções contínuas
A necessidade de se reinventar também vale para o processo de gestão das transportadoras. Relatórios de autoinspeção e a aplicação de metodologias que tenham o objetivo de aumentar o nível de conhecimento sobre o que ocorre nos processos devem ser inseridos entre as melhores práticas para a construção de uma estrutura rentável para o negócio.

Contar com medidas de desempenho claras e definidas e revisões periódicas, permitindo o desenvolvimento de uma performance crítica para o acompanhamento de estratégias e atingimento das metas é indispensável. Lembrando que o esforço sempre deve ser coletivo e envolver todos os participantes da cadeia, inclusive os terceiros.